Uma surpresa em quadrinhos para Mauricio de Sousa

Por Marcus Ramone
Data: 27 outubro, 2015

Hoje, Mauricio de Sousa completa 80 anos. Muitas homenagens serão (e outras já estão sendo) feitas para o criador da Turma da Mônica. Mas uma das mais marcantes – para ele e seus fãs – aconteceu há dez anos e dificilmente será superada no quesito “pegadinha”.

Em 2005, quando completou 70 anos, Mauricio foi surpreendido quando chegou às bancas, na semana de seu aniversário, a revista Mônica # 232, da Editora Globo.

O gibi apresentou a HQ de abertura Mauricio, Feliz Aniversário!, em que o próprio homenageado participa e vê sua vida e obra desfilada em cerca de 30 páginas. Personagens tradicionais apareceram com visual clássico e antigo,  criações já esquecidas no limbo ressurgiram e até os roteiristas e desenhistas – e demais funcionários da MSP – estiveram presentes na divertida e não menos emocionante aventura.

A história brincava com cenários vazados, cores diferentes e metalinguagem para levar o leitor a mergulhar no passado de Mauricio e seus personagens.

A surpresa não foi apenas para a versão cartunesca de Mauricio. Ele realmente não sabia que essa HQ fora produzida e que seria publicada naquele mês. Literalmente, o artista foi o último a saber.

Mônica # 232

• Outros artigos escritos por

.