Os Flintstones: 55 anos!

Por Marcus Ramone
Data: 30 setembro, 2015

Revista em quadrinhos de Os FlintstonesNo dia 30 de setembro de 1960, quando estreou em horário nobre no canal ABC, nos Estados Unidos, a série de desenhos animados Os Flintstones, dos estúdios Hanna-Barbera, tinha um desafio: conquistar uma audiência conservadora que era propriamente o alvo da gozação daquela família de classe média da Idade da Pedra, cheia de manias, trejeitos e problemas contemporâneos sob a roupagem de troglodita.

Passados 55 anos, Fred, Wilma, Pedrita, o “cachorro” Dino e os vizinhos Barney, Beth e Bambam conseguiram mais do que isso.

Cultuados por diferentes gerações de fãs, os Flintstones também estrelaram tiras de quadrinhos, gibis, espetáculos teatrais, brinquedos, produtos licenciados, filmes live-action para o cinema e até um parque temático.

A série original seguiu até 1966. Nas décadas de 1970 e 1980, ganhou longas-metragens especiais e spin-offs – como Bambam & Pedrita e Garotos das Cavernas (que também chegaram aos quadrinhos) – e uma nova sequência de episódios inéditos, além da série Os Flintstones nos Anos Dourados (Flintstones Kids), na qual os personagens eram crianças.

Fred Flintstone e sua família estrearam nos quadrinhos em 1961, nas tiras de jornais produzidas pelo cartunista e animador Gene Hazelton. No mesmo ano, ganharam as páginas dos gibis, com um título próprio lançado pela norte-americana Dell/Gold Key Comics.

Foi a extinta TV Excelsior que trouxe os Flintstones para o Brasil, em 1961 – depois, a série ganhou destaque na TV Globo, durante muitos anos. E em 1963, a editora O Cruzeiro já publicava os personagens pela primeira vez em gibi no País.

Até os anos 2000, incluindo alguns intervalos, eles foram publicados, na sequência, pelas editoras Abril, RGE, A Tribuna – que também lançou Os Flintstones nos Anos Dourados, no final da década de 1980 – e Panini.

Os Flintstones

Com o cancelamento, em 2005, do título que dividia com os Jetsons na Panini, a família Flintstone apareceu até 2008 em outro gibi da editora, o Almanaque Clássicos do Bumerangue.

Em 2010, o programa infantil Carrossel Animado, do SBT, começou a exibir diariamente a série original e Flintstones Kids – este último permanece até hoje na grade de programação.

Naqueles mesmo ano, por ocasião dos 50 anos da família mais famosa da Idade da Pedra, o site de buscas Google homenageou os Flintstones no dia de seu aniversário, colocando no lugar do logotipo da companhia uma ilustração com toda a turma em um paradisíaco cenário da cidade de Bedrock.

Por enquanto, no Brasil, os personagens estão fora das bancas. Mas na TV eles continuam encantando as novas gerações.

Yabba-dabba-doo!

Flintstones

• Outros artigos escritos por

.