Homem-Aranha, Batman, Superman e Nagraj: um inusitado crossover não autorizado

Por Marcus Ramone
Data: 7 outubro, 2015

Nagraj é um dos personagens mais populares dos quadrinhos da Índia. Criado nos anos 1980, por Late Pratap Mullick, o super-herói que “consegue deter dez elefantes com os dentes” continua protagonizando aventuras em gibis mensais e edições especiais publicados pela editora Raj Comics e já ganhou versões para o cinema e desenho animado, além de edições internacionais de seu gibi.

Mas somente na década passada o nome do personagem começou a correr o mundo, menos por suas qualidades editoriais do que pela divulgação de um inusitado crossover não autorizado que protagonizou com Superman, Batman e Homem-Aranha, na década de 1980.

Recentemente, junto a novas informações sobre o episódio, voltaram a circular em blogs e sites as imagens das páginas de Nagraj Vs. Shakoora The Magician, a HQ na qual o herói indiano contracena com os famosos personagens da Marvel e da DC Comics, que chegam à Índia raptados por um mago alienígena.

Os três ícones dos quadrinhos de super-heróis se restringem a meros coadjuvantes do indiano, que os salva dos inimigos (incluindo o ator Lou Albano, de The Super Mario Bros. Super Show, visual e nominalmente citado). Em alguns momentos, o trio chega a mostrar uma personalidade diferente do normal, com direito a desejos de matar um dos vilões. No final, um banquete digno dos que infalivelmente acontecem no encerramento das histórias do gaulês Asterix.

Eram mesmo tempos mais difíceis para Marvel e DC fiscalizarem seus personagens além das fronteiras dos Estados Unidos.

Crossover de Nagraj com super-heróisCrossover de Nagraj com super-heróis

Crossover de Nagraj com super-heróis

• Outros artigos escritos por

.