xkcd – Volume 0

Por Guilherme Kroll Domingues
Data: 2 agosto, 2013

xkcd - Volume 0Editora: Breadpig – Edição especial

Autor: Randall Munroe  (roteiro e desenhos).

Preço: US$ 18,00

Número de páginas: 120

Data de lançamento: Agosto de 2010

Sinopse

Compilação da tira xkcd, sobre o universo nerd-científico.

Positivo/Negativo

Em sua introdução para este volume, o autor Randall Munroe conta como deixou uma vida de trabalho chato na comunidade científica para tocar sua tira xkcd, que começava a fazer sucesso pelo mundo exatamente por ironizar a ciência em todas as suas facetas.

Ainda no seu texto introdutório, Munroe narra que sempre foi fascinado por quadrinhos, mas nunca teve a habilidade para desenhar ou escrever boas histórias. Isso não o impediu de arriscar xkcd, fazendo humor com algo muito específico e usando a arte extremamente simples dos “bonecos de palitinhos”.

Então, é importante falar que um leitor que não se interessa nem um pouco por ciências e tem ganas de ver quadrinhos com artes virtuosas deve passar a quilômetros de distância desta HQ. Agora, quem gostar de rir muito da vida na internet e em laboratórios, encontrará aqui um prato cheio.

Interessante dizer que todo o conteúdo do livro está disponível online, no site xkcd, e pode ser comprado lá tanto em versão impressa quanto em ebook.

A obra também está disponível em versão digital, para ser adquirida em alguns sites no modelo “pague o quanto acha que vale”, como no Humble Bundle.

Esse é um dos aspectos mais interessantes da obra. Em alguns momentos, a tira defende modelos de vendas sem a restrição do DRM e o autor segue isso à risca, vendendo seus arquivos sem DRM. Paga quem quiser, por quanto quiser. E algo está dando certo, pois entre produtos de merchandising e livros, o projeto de Randall Munroe vai de vento em popa.

Entretanto, deve-se salientar que a tira funciona melhor online, em doses homeopáticas, lendo um pouco por dia. Mesmo o menos exigente geek ficará cansado de cobrir várias páginas do livro com uma arte que varia pouco e com um texto tão denso.

Classificação

2,5

• Outros artigos escritos por

.