O Grande Livro Disney

Por Marcelo Naranjo
Data: 18 fevereiro, 2011

O Grande Livro DisneyEditora: Abril – Edição especial

Autores: Vários.

Preço: Variável, dependendo do sebo onde for encontrado

Número de páginas: 408

Data de lançamento: 1977

Sinopse

Coletânea em capa dura da série O Grande Almanaque Disney, publicada originalmente pela Abrilem fascículos, sendo que cada um tinha como tema um personagem específico.

Positivo/Negativo

Um livrão que dá gosto de ter, ler, reler, sentar com as crianças menores (ou maiores) pra brincar, folhear e se divertir.

E não é exagero.

Afinal, numa época em que computadores pessoais e internet ainda eram um sonho distante, mais do que nunca os livros propiciavam a possibilidade não só de ensinar, mas de entreter.

O álbum começa com uma curta biografia de Walt Disney, seguido da apresentação, com fotos e mapas, da Disneylândia e Disney Word, esta última subdividida em Terra da FantasiaTerra da FronteiraTerra do Futuro e Terra da Aventura, como era na década de 1970.

Na sequência, uma página quádrupla, que pode ser aberta para fora do livro, com o mapa de Patópolis (clique na imagem abaixo para ampliá-la), lembrando uma bela cidade interiorana: a Caixa Forte, os vizinhos briguentos Donald e Silva, o prédio da Patada, o acampamento dos escoteiros mirins, o sitio da Vovó Donalda e muitos outros detalhes para serem apreciados, enquanto Superpateta sobrevoa a cidade.

O Grande Livro Disney

Então, o leitor confere o primeiro destaque: Tio Patinhas. A estrutura é a mesma para todos os personagens presentes no livro.

Assim, inicialmente vem a origem do personagem em questão, seguida por uma HQ, uma página que ensina como desenhar o dito cujo, uma matéria de duas páginas, várias outras de brincadeiras que podem ser realizadas em casa e, para finalizar, um texto para teatrinho. Tudo preparado pela redação da Disney no Brasil, na época.

As matérias do livro sempre têm relação com o personagem em destaque, como jornalismo (Peninha), navegação (Mobidique), o Espaço (Esquálidus), magia (Maga Patalójika & Madame Min), amuletos (Gastão) e assim por diante.

Em relação às dezenas de brincadeiras apresentadas, é possível, por exemplo, fazer o chapéu do Zé Carioca, a partir de uma caixa, papelão, tecido, fita, tesoura e compasso. Ou montar um fliperama com uma caixa de sapatos, caneta, bolas de gude e outros itens fáceis de achar – isto é, o que vale é a imaginação e criatividade, fomentadas por boas ideias.

E ainda há jogos divertidos, truques de mágica, ilusões de ótica, boliche, uma miniplantação, adivinhação e muito, muito mais.

O livro traz os seguintes personagens, nesta ordem: Tio Patinhas, os irmãos Huguinho, Zezinho e Luisinho, Mickey, Pateta, Donald, Margarida, Peninha, Professor Pardal, Mobidique, Vovó Donalda, Esquálidus, Maga Patalójika & Madame Min, Gastão, Minnie & Clarabela, Pluto, Zé Carioca, Gilberto, Mogli, os Três Porquinhos, Professor Ludovico, Peter Pan, Cinderelas, Aristogatas e Havita.

Este “livrão” não é um item fácil de ser encontrado à venda em sebos, mas vale a pena procurar.

Diversão garantida para todas as idades, desde sempre.

Classificação

4,0

• Outros artigos escritos por

.