Criminosos do Sexo – Volume Um – Uma estranha habilidade

Por Milena Azevedo
Data: 14 outubro, 2016

Criminosos do Sexo – Volume Um – Uma estranha habilidadeEditora: Devir – Edição especial (compilando as edições # 1 a # 5 de Sex Criminals, publicada originalmente pela Image Comics)

Autores: Matt Fraction (roteiro) e Chip Zdarsky (arte e cor).

Preço: R$ 65,00

Número de páginas: 136

Data de lançamento: Agosto de 2015

Sinopse

Suzie é uma garota comum, com um dom extraordinário: quando goza, faz o tempo parar. Durante uma festa, ela conhece Jon e descobre que ele tem o mesmo poder bizarro! Daí, eles fazem o que qualquer casal que transa e congela o tempo faria: roubar bancos.

Positivo/Negativo

Suzie e Jon, ainda adolescentes, descobrem que seus orgasmos são tão espetaculares que fazem o tempo parar. Literalmente!

Como eles ainda estavam conhecendo seus corpos, não compreenderam aquela habilidade. O jeito foi passar a “bater uma” rotineiramente, e tentar tirar suas dúvidas com colegas descolados e experientes no assunto. No entanto, o gozo dos outros não chegava nem perto da sensação obtida com os deles.

Para Suzie, o orgasmo a conduzia ao “mundo do silêncio”. Para Jon, o prazer era uma espécie de maldição, que o levava para o “mundo da porra”, deixando seu membro luminescente.

Na faculdade, cada transa era uma nova experiência. Até Suzie e Jon gozarem juntos e descobrirem que partilhavam da mesma sensação… e de outra coincidência: ele é recepcionista do mesmo banco em que o pai dela era o contador.

Ao saber que Suzie precisa levantar um bom montante em dinheiro para salvar a biblioteca na qual trabalha, Jon a convence a seguir experimentando ainda mais aquele poder, desafiando as convenções, transgredindo as leis e fugindo das consequências de seus atos ao serem surpreendidos pela enigmática Polícia do Sexo.

Matt Fraction conduz com extrema habilidade essa premissa inusitada, entrecortando a trama entre o tempo presente e recordações expositivas em flashbacks, enfatizando a diferença de como o sexo é encarado pelas garotas e pelos garotos (enquanto Suzie se sentia assustada e extremamente solitária com seu segredo, Jon aproveitava o tempo congelado para fazer a festa no Cumworld, um misto de sex shop e locadora de vídeo, elegendo a atriz pornô Jazmina Sta. Cocaína como sua “namorada”).

Os diálogos são afiados e as situações nas quais Suzie e Jon se envolvem (tanto na adolescência quanto no início da vida adulta) são hilárias. Além disso, é um prazer à parte observar cada pôster nas paredes, em especial os do Cumworld, cujos títulos são sátiras pornôs de filmes conhecidos.

A arte do Chip Zdarsky acentua o tom cômico do roteiro, e a paleta de tons que remete a uma mistura do efeito de glitter e néon, para marcar as sequências em que o tempo está congelado, não cansa a vista.

Zdarsky também conduz muito bem as cenas de sexo (há bastante nudez, com pênis à mostra, inclusive), sendo ousado, mas sem ser vulgar.

Criminosos do Sexo começou a ser publicada em 2013, e hoje segue com 15 números, compilados em três encadernados pela Image Comics, tendo arrebatado importantes prêmios, como o Eisner e o Harvey de Melhor série nova, além de figurar no primeiro lugar na lista de best sellers do New York Times e ser eleita A história em quadrinhos do ano, pela Time Magazine.

A edição nacional encadernada em capa dura e recheada de extras, da Devir, não deixa a desejar à estadunidense.

Neste primeiro encadernado, o destaque fica para três ótimas sequências: a colega de Suzie dando uma verdadeira aula a ela sobre posições sexuais; a primeira vez em que Jon leva Suzie ao Cumworld; e o delírio musical de Suzie em sua performance de Fat Bottomed Girls, do Queen, na qual as letras foram encobertas por piadas de Fraction, pois ele não conseguiu a liberação dos direitos da música até a publicação da HQ.

Mas o melhor de tudo é que Fraction e Zdarsky não perdem a oportunidade de fazer piada: enquanto o roteirista dedica a série a todos aqueles que já “bateram uma”, o desenhista se despede do leitor, mostrando o quão “animados” ele e Fraction ficaram.

Classificação

4,5

.

Compre Criminosos do Sexo – Volume Um – Uma estranha habilidade aqui!

• Outros artigos escritos por

.