Confins do Universo 024 – Desbravando campos gringos

Por Samir Naliato
Data: 26 outubro, 2016

O pioneirismo de Marcelo Campos, ao se tornar o primeiro brasileiro a desenhar para uma grande editora norte-americana, abriu caminho para vários que o seguiram. Os tempos eram outros. Sem Internet, dependia dos Correios para receber roteiros e enviar as artes. Muita coisa mudou desde então.

Marcelo Campos é o nosso convidado deste episódio, e bate um papo com a equipe do Confins do Universo sobre a sua carreira, o início na Editora Abril, as diferenças de se trabalhar para o mercado internacional em comparação aos dias de hoje, como era sua produção, as repercussões de seus trabalhos e os projetos atuais, incluindo a Quanta Academia de Artes e parceria com a editora Sesi-SP.

Muitas curiosidades e histórias de bastidores aguarda você!

E ainda: indicações de leituras, mensagens do Whatsapp e leitura de e-mails! Não perca!

confins024_des

[powerpress]

.

Participantes

_____________________________________________________________

Confins do Universo recomenda

_____________________________________________________________

Comentado neste programa

_____________________________________________________________

Contato

Envie a sua mensagem com sugestões, elogios ou críticas: podcast@universohq.com
Redes sociais: Twitter – Facebook – InstagramGoogle+Youtube

_____________________________________________________________

Assine o Confins do Universo

Feed RSS – http://podcast.universohq.com/feed/
iTunes Store

_____________________________________________________________

Edição e Sonorização

O Confins do Universo é editado por Rádiofobia Podcast e Multimídia.

_____________________________________________________________

Narração de abertura e encerramento

Guilherme Briggs – Twitter – Facebook – Instagram

_____________________________________________________________

Ilustração do Confins do Universo

Daniel Brandão – Twitter – Facebook – Site Oficial

Confins do Universo

• Outros artigos escritos por

.

  • Don Ramon

    Êba, mais um episódio do melhor podcast sobre a nona arte do Brasil!

  • Alessandro Souza

    Adorei. Logo de cara me lembrou os saudosos quadrinhos de terror e FC editados pelo Franco de Rosa. Mundo do Terror, Medo, Paralelas, Andróide. Saudades.
    Que tal um podcast com o Franco de Rosa? Um abraço.

  • Willian Martins

    Poxa ficou muito da hora esse episódio. Foi citado muito nome que eu nunca ouvi falar, nomes que só aparecem normalmente nessa região do sudeste.

  • Lorar

    Não sei nem o que dizer desse programa lindo! O Marcelo de Campos é um dos caras que mais admiro no mundo, é um exemplo em todos os sentidos. Parabéns pelo ótimo programa!

    • Sidney Gusman

      O Marcelo é mesmo incrível.

      Abraço

  • César Lima

    Grande criador do inigualável Quebra Queixo! Realmente um pioneiro! Vamos à audição! :)

  • Filipe Lima

    Papo incrível! Saudade da Quanta!

  • Enoch

    É isso aí !! Ao contrário do futebol, o Brasil sempre esteve bem representado nos quadrinhos desde o início, e hoje em dia constitui uma tradição que é sinônimo de qualidade ! Marcelo Campos é o responsável por uma das minhas capas favoritas, a de Super Powers #19 pela Abril Jovem, com os Novos Titãs !

    Em tempo, o que é que o Guilherme Briggs fala aos 20 segundos da abertura ?

    • Sidney Gusman

      Por Tutatis! O grito da aldeia do Asterix!

      Abraço

      • Enoch

        Obrigado. Grande abraço !

  • Mario Augusto

    Excelente podcast.
    Lembro de quando vi o trabalho do Marcelo Campos a primeira vez, nas hqs do BraveStarr com traço parecido ao do Walt Simonson.
    Grande artista e papo incrível.
    Por favor, aproveitem a deixa e tragam mais mestres do quadrinho nacional, como o Watson Portela e o Mozart Couto.

    • Sidney Gusman

      Dica anotada.

      Abraço e valeu por nos acompanhar.

  • Lionel Novaes de Freitas

    Programa sensacional. Um dos meus artistas nacionais favoritos, junto do Flávio Collin (mestre) e o Marcelo Cassaro (eu amo até hoje o estilo de desenho dele no saudoso Capitão Ninja e no clássico gibi: As Aventuras dos Trapalhões). Aliás, fica aqui minha sugestão para futuros programas abordando Colin e os quadrinhos nacionais, a era de ouro dos quadrinhos infantis no Brasil e quem sabe, uma entrevista com o Cassaro (que se eu não estiver enganado, hoje trabalha na MSP). Estou pedindo muito né…eu sei :( hehehe

  • O Marcelo foi o primeiro agenciado, mas antes tinham artistas que iam morar lá fora, como o Gutemberg Monteiro e o Fernando Dias da Silva.

    • Sidney Gusman

      Desconheço essa história. Eles publicaram em que editoras?

      Abraço

      • O Gutemberg trabalhou na Warren e Harvey, além da prancha dominical de Tom & Jerry, o Fernando Dias trabalhou na tira Rex Morgan, M. D., teve um que não era brasileiro, mas que atuou aqui por um tempo, o argentino José Delbó.

  • Junior Ranzatto

    Podcast fantástico!!

    • Sidney Gusman

      Valeu, Junior.

      Abraço

  • Sidney Gusman

    Obrigado, Leo.

    Abraço

  • João Felipe

    Programa sensacional, aproveito a oportunidade pra agradecer pelos podcasts, que aliás me fizeram conhecer e começar a ler, “Calvin e Haroldo”, “Peanuts”, “Corto Maltese”, “Os Companheiros do Crepúsculo”, obrigado.
    E ficamos no aguardo de um programa especial sobre mangá, que aliás foi a minha porta de entrada pro restante da cultura. Abraço.

    • Sidney Gusman

      Valeu, João. Legal demais saber disso.

      Abraço

  • Valdir Pedrosa

    Pô, pessoal, o comentário que fiz ontem caiu na moderação? Será que foi porque perguntei sobre o checklist?

    • Não encontramos comentário seu ontem. Sobre o checklist, está voltando!

      • Valdir Pedrosa

        Sem problema. Fiz o comentário apenas elogiando o trabalho do Marcelo “Marc” Campos e perguntando pelo checklist. Sabe como é, né? Vocês nos deixaram muito bem acostumados com o checklist. Aí, quando ele fica alguns meses fora do ar, a gente sente falta… Obrigado!

  • Um encontro que tive com o Marcelo Campos no FIQ em 1999 (a primeira edição do festival) me marcou muito. Foi a primeira vez que tive contato com um autor de quadrinhos na vida, primeira vez que peguei um autógrafo em uma revista. E a edição do Quebra-Queixo autografada na ocasião ocupa um lugar especial na minha coleção.

  • André Carvalho

    esse Podcast com o Campos foi nostálgico, pois esse tipo de bastidores, que raramente, chegavam a nós através de revistinhas de banca. Interessante que sempre, o Campos fala sobre seu desapego, e isso é muito bom, pois na vida,tudo passa

  • Paul

    Leio e coleciono cada revista e participação do Super-Homem de 1993 pra cá, entretanto, aquela edição de ‘Super Powers’ nº 37 de fevereiro de 1996(Editora Abril), tinha algo a mais: um Brasileiro desenhando, achei demais.Parabéns ao Marcelo Campos pelo pioneirismo e nos proporcionar esse quase ‘inacreditável’ momento.

  • Ronald Teixeira Martins

    É uma delícia ouvir essas histórias de bastidores das nossas HQs, ainda mais quando se tratam de quadrinhos que eu lia quando jovem!!! Passou um filme na minha cabeça!!! Parabéns ao Marcelo pelo pioneirismo, parabéns ao UHQ por nos brindar com momentos de pura nostalgia e que venham mais entrevistas com a turma que fez história nas histórias em quadrinhos nacionais, tanto desenhando, quanto escrevendo, editando… Nomes não faltam: Mozart Couto, Paulo Borges, Gustavo Machado, Watson Portela, Deodato, Joe Bennet, Marcelo Cassaro, Sérgio Figueiredo, Paulo Mafia… Enfim…Valeu!!!

  • Adriano ferreira araujo

    Fantástico ouvir os podcasts de vocês. Sem palavras. Dicas maravilhosas ( concordo muito sobre estudar mais outros artistas, meu trabalho evoluiu demais quando voltei meus olhos para a Europa. E demorei obviamente, principalmente por ter tido aula com um grande mestre, que inclusive trabalhou há muito tempo com editoras europeias, o grande Eugênio Collonese e vivia falando, mas aluno teimoso não ouve né, queria só desenhar super heróis).
    Novamente parabéns a todos!!

  • Muito bom, o programa!
    E eu curti muito o Quebra-Queixo, acho que foi na Devir, mesmo, que achei o primeiro álbum..
    Abraço!

  • Fabiano Fabricio de Lima

    Este podcast é muito bom, traz muitas informações novas sobre os assuntos discutidos, gostaria de ver no futuro um sobre o Saint Seiya (Os Cavaleiros do Zodíaco) que comemora agora 30 anos de publicação e todo seu impacto que teve no Brasil, outro sobre os quadrinhos da Disney, a periodicidade está boa.

  • Adão de Lima Jr

    Parabéns pelo podcast do #ConfinsdoUniverso! Tá cada vez melhor!
    Gostei muito da entrevista com o #MarceloCampos. Biografias são sempre inspiradoras! o/